Home / Doaçao Cachorro / Resgate de cães

Resgate de cães

resgate1

Resgate de cães
Guia completo, entenda tudo sobre como fazer o melhor resgate de cão, como avaliar o cão a ser resgatado e como escolher o melhor destino para o cão.

 

 

caoaobandonado
Esta precisando de ajuda?
Todos apaixonados por cães em algum momento da vida irão se deparar em uma situação que precisam entender tudo sobre o tema Resgate de cão, na pratica irão rapidamente perceber que esse e um tema que pode ser complexo até demais.

 

Não sabe como proceder?

Se o cachorro e bonzinho, ótimo, não ira ter dificuldades, mas mesmo assim devera ler este guia e seguir todas as orientações a fim de evitar acidentes e garantir a integridade do cão e sua. Porem,na maioria das situações o que acontece, o cão esta em situação de rua, com traumas, fome, sede, pode ser agressivo ou ter se tornado para evitar as pessoas. Entenda com o adestrador André Agramonte, quais são os principais pontos para que o resgate do cachorro ocorra de forma natural e com o menor estresse possível.

caoabandonado1

Pontos a serem avaliados,

1- Perfil do cão a ser resgatado, conhecendo o cachorro
O cão poderá ser dócil naquele momento, mas isso não significa que ele e dócil. Já vi muitos cães bravos que adotaram uma posição dócil, como maneira de conseguir alimentos, água e respaldo para sobrevivência. Portanto, antes de encostar no cão e necessário se prevenir e realizar alguns testes básicos, conheça o cão antes de encostar, esse passo geralmente pode demorar de 7 a 15 dias observando o cão e realizando o manejo, alimentando, limpando o local dele e oferecendo abrigo, mesmo que em condições de rua.
Curiosidade quando um cão de rua recebe água, comida, abrigo com certa constancia, ele passa a ser assessorado e vira o que a lei entende como cão comunitário. Não podendo ser levado pela Zoonoses para sacrifício.
Se o cão tiver qualquer indício de agressividade, a melhor maneira de ajudá-lo e tirar ele de convívio social, porque certamente pessoas malvadas irão causar prejuizos graves ao cão e em alguns casos o cão poderá vir a óbito por envenenamento ou maus tratos.
Curiosidade Na iniciativa privada, meu canil é o único especializado no Brasil em receber casos como esses, você irá ter dificuldade para encontrar alguém que queira hospedar esses cães e que saiba realizar o manejo de maneira adequada, para evitar o estresse desse cão e não tenha funcionários acidentados com frequência.

caocomunitario
2 – Historico do cão a ser resgatado
Após garantirmos no 1º passo, que o cão se tornou comunitário, está comendo, bebendo água e abrigado, devemos ter uma leitura básica e a grosso modo do cão descobrindo se ele é potencialmente dócil ou agressivo, iremos ter uma tarefa árdua, descobrir da onde ele veio, porque ele se encontra naquela situação e qual era o perfil dele com as outras pessoas e cães antes de estar ali. Isso irá ajudar profundamente a decidir o futuro daquele cão, porque irá dizer as pessoas que estarão aptas a lidar com ele, qual tipo de vida ele poderá levar quando a situação de trauma e abandono cessarem.

cao-raivosocambao
3 – Segurança
É muito comum 90% das pessoas que realizam resgates cometerem graves nessa fase, alguns deles infelizmente fatais para a pessoa que está realizando o resgate. Em 10 anos de carreira, acreditem, vi situações assustadoras, mas também já vi muitas situações que valem a pena e nos fazem acreditar em um futuro melhor.
O primeiro passo para realizarmos um resgate com segurança é termos um equipamento adequado para cada tipo de cachorro a ser resgatado.
Todo transporte deve ser feito em caixa de transporte conforme diz a legislação de transito, e antes de colocarmos o cachorro na caixa devemos voltar 1 passo e nos certificarmos do perfil do cachorro.
Se for um cachorro manso, porém, hiperativo ou muito agitado devemos nos certificar que ele não terá como fugir da caixa no transporte, acreditem, já vi casos de pessoas sem experiência que perderam o cão no meio do caminho sendo impossível resgatá-lo novamente.
Nesses casos medicamentos podem ajudar a deixar o cão mais tranquilo para realizarmos o transporte e manejo, porém, o médico veterinário é a única pessoa autorizada a prescrever medicamentos para o cão, é importante lembrar que o cão está em condições de rua e tranquilizantes podem piorar a situação em alguns casos podendo inclusive ser fatal para o bicho.
Se o cão apresentar qualquer tipo de agressividade, aconselho profundamente que procure um adestrador com experiência em resgates assim, que conte inclusive com suporte veterinário, porque nessa condição as chances de acontecerem acidentes são enormes e dependendo do porte do cão podem ser fatais.

Possivelmente você irá precisar de 1 cambão, medicamentos e pleno conhecimento no manejo desse cão após o resgate. Quando realizado o resgate e sedação, devemos pensar que esse cachorro irá acordar, fator que poderá determinar o pior dos seus pesadelos caso não tenha tudo planejado e esteja preparado para lidar com cães de variados perfis agressivos, é imprescindível que você tenha uma estrutura para o cão adequada e esteja preparado  para todas as situações que esse cão agressivo poderá colocá-lo.

Já recebi inúmeros casos assim e meu canil hoje conta com aproximadamente 10 cães nessas condições que não tem para onde ir. Após o resgate devemos imediatamente começar um trabalho de manejo e treinamento para esses cães, infelizmente não são todos que poderão viver em sociedade novamente.

3 – Possíveis doenças e higienização

caodoente

Grande parte dos cães em situação de rua apresentam vários problemas, seja de pele, intestinal, ausência de vacinas e outras doenças. É importante levá-lo ao veterinário para um Check-up, antes de colocá-lo em contato com outros cães ou em sua residência, possivelmente o veterinário irá pedir 1 hemograma, vacinação do cão, vermifugação e vitaminas. O ideal é que esse cão seja colocá-do em quarentena(local separado de todos no qual apenas o tratador irá ter acesso e cuidar do cão), antes de ter um contato próximo com você ou com outros cães.
Em meu canil, dispomos espaço separado para os cães que chegam sem procedência ou em situação de rua passarem por um check-up antes de ir para a área comum.

 

Manejo do cachorro

quarentena
Nessa fase temos o objetivo de conhecer o cão e avaliar qual seria a possível vida que ele gostaria de levar os PROTETORES DOS ANIMAIS conhecem muito bem essa parte, porque aqui iremos saber quais pessoas poderiam se adaptar a esse cachorro e teriam habilidades para conviver com ele.

Infelizmente alguns cães resgatados não irão encontrar novos donos, os principais problemas para que isso ocorra são a IDADE AVANÇADA(“ENTENDA OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DE CÃES IDOSOS”), nesse caso pode optar por hospedá-lo em ASILO PARA CAES(“CONHEÇA ENTENDA COMO FUNCIONA NOSSO HOTEL E ASILO PARA CÃES”), mas o maior responsável por não adoção de cães resgatados é a agressividade, nesse caso poderá hospedá-lo em HOTEL ESPECIALIZADO PARA CACHORROS AGRESSIVOS(CONHEÇA NOSSO HOTEL PARA CÃES).
Problemas de pele e outras doenças favorecem a dificuldade de doação desse cão.
Local para onde irá esse cão, qual será o futuro dele?

Existe grande dificuldade de doação de cão, os canis estão lotados, as ONGS de portas fechadas com cães saindo pelo ladrão, a cada dia as pessoas no Brasil se procupam mais e mais com cães de rua ou não. Alguns levam para casa, mas a maioria das pessoas realmente não sabe o que fazer, o fato é, que independente da profissão, cidade, sexo, fico feliz em ver que a maioria dos Brasileiros está preocupada com cães que precisam de Resgate e sou feliz por há mais de 10 anos estar ajudando de alguma maneira a melhorar o quadro de cães que precisam de resgaste, estaremos sempre ajudando.

Realizamos resgates, transporte e hospedagem de cães nas condições mais adversas e delicadas. Somos especialistas em resgate de cães.

IMG_20131010_103720

André Agramonte é adestrador de cães, especializado em casos complicados e que ninguém se arrisca a mexer. Seu CANIL fica localizado em Santa Isabel /SP pertinho de SP.

Veja Também

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*

Entre em contato conosco

Nao estamos online agora. Mas voce pode deixar sua mensagem em breve entraremos em contato. Caso prefira pode entrar em contato tambem via Whatsapp (11)9 7089-3137

Seja bem vindo, como podemos ajuda-lo?

Pressione ENTER to enviar